Mas você deve ter cuidado com o que usa por aí! Por isso, entenda o que é colágeno e se os alimentos que contem colageno servem mesmo para segurar a pele do jeito que você quer! Passo a passo, você vai entender perfeitamente o que fazer com esses alimentos e se a sua pele está perdendo alguma informação. Só que o mais importante é entender que o colágeno é um nutriente tão importante quanto qualquer outro.. se funciona para emagrecer ou não!
Colágeno é a proteína mais presente no corpo. Essa proteína se divide para cada parte do corpo. Suas funções são sustentabilidade, elasticidade e proteção dos músculos, ossos, tendões, cartilagens e pele. Mas a partir dos 30 anos há um declínio dessa produção. Nas mulheres no período do climatério (fase anterior a menopausa). Na andropausa masculina também há uma queda de hormônio testosterona, declinando consideravelmente a produção de colágeno.
Os colágenos são encontrados nos alimentos de origem animal, sendo a carne vermelha a melhor para dieta rica em colageno. Mas também nas carnes brancas de um modo geral. As proteínas magras são:
Para que ocorra a absorção do colágeno é preciso a ingestão de precurssores (fontes de minerais e vitaminas) que ajudam o funcionamento do colágeno no organismo. As vitaminas C e E, o zinco, o silício, a glicina, a prolina, o licopeno e hoje se inclui os probióticos.
Todas as frutas cítricas, nos vegetais verdes escuros como…
A gelatina que é usada para sobremesa apresenta colágeno, embora não seja em grande quantidade. Ela é parcialmente hidrolizada, contém corante e açúcar, saindo um pouco dos padrões energéticos necessários para uma alimentação equilibrada, ate mesmo as diet ou light.
Um outro alimento que muitos até rejeitam é o pé de galinha que além de ser rico em fibras para emagrecer, possui um percentual muito alto em colágeno in natura. Uma dica importante: procure cozinhar seus alimentos a vapor e evite cortá-los demais. Não retire as cascas e não deixe cozinhar por muito tempo. Coloque pouca água para ferver e mantenha o fogo alto para não perderem os nutrientes. Não guarde muito tempo os alimentos na geladeira. Consuma os alimentos sem desperdício! Os alimentos que contem colageno ajudam e muito com a beleza e saúde do corpo, mas não são suficientes se você estiver esperando um resultado aparente mesmo (do tipo que evita flacidez depois de emagrecer). Nesse caso, procure suplementar a dieta com colágeno! Ah! E colágeno não emagrece.