Colágeno é a proteína mais presente no corpo. Essa proteína se divide para cada parte do corpo. Suas funções são sustentabilidade, elasticidade e proteção dos músculos, ossos, tendões, cartilagens e pele. Mas a partir dos 30 anos há um declínio dessa produção. Nas mulheres no período do climatério (fase anterior a menopausa). Confira agora, 8 alimentos que retardam o envelhecimento da pele.
Rica em vitamina C, tem ação antioxidante, responsável por combater os radicais livres, além de ser um importante protetor da pele contra os efeitos dos raios solares. Tem também uma ação clareadora da pele, diminuindo as indesejáveis manchinhas. São ricos em clorofila e se destacam entre as demais hortaliças por serem ricos em vitamina C. São protetores do sistema imunológico e reduzem sintomas de resfriado. A vitamina C, por prevenir os danos causados pelos radicais livres, pode estar associada à redução da gravidade de condições inflamatórias, como a asma, osteoartrite e artrite reumatoide. Também tem efeito benéfico na promoção da saúde cardiovascular.
São ricos em clorofila e se destacam entre as demais hortaliças por serem ricos em vitamina C. São protetores do sistema imunológico e reduzem sintomas de resfriado. Também tem efeito benéfico na promoção da saúde cardiovascular. A Salsa, também conhecida como Salsinha, Salsa-comum, Salsa-de-comer ou Salsa-hortense, é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de doenças renais, como infecção urinária e pedras nos rins, e no tratamento de problemas como gases intestinais, prisão de ventre e retensão de líquidos. Tanto as suas folhas quanto as suas sementes e raízes são utilizadas para fazer remédios naturais, além de poderem ser utilizadas como tempero na culinária.
Ricas em antioxidantes e vitamina C, combatem os radicais livres, causadores do envelhecimento. Este nutriente estimula a produção de colágeno, e, com isso, combate a flacidez da pele.
O colágeno em forma de suplementação promete repor a perda de colágeno que o corpo sofre com o passar dos anos. Sua função é estimular o metabolismo da célula da pele, e consequentemente ajudar no combate a flacidez e celulite.
Os simples, em excesso, podem resultar em uma pele opaca e sem viço, tornando-se mais suscetível ao aparecimento de rugas. A ingestão dos integrais, evita a perda de massa magra e também a perda de colágeno corporal, evitando a flacidez.
Rico em carotenoides, poderosos antioxidantes que, além de ajudar a prevenir doenças do coração, reduzem os níveis de colesterol e protegem contra o câncer. Também contém vitamina A, que contribui para a saúde dos olhos, glândulas, gengiva, cabelo e a pele.
É rico em um pigmento chamado astaxantina, que tem propriedades anti-inflamatórias. Outro antioxidante também encontrado no salmão é o selênio, que protege as células da pele. Ele também ajuda na função da tireoide e manutenção do peso corporal.
Assim como o tomate e outros alimentos vermelhos, a melancia é uma deliciosa fruta com muita água, rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, fibras e sais minerais como cálcio, potássio, magnésio, fósforo e contêm licopeno, um carotenoide que protege a pele de queimaduras e da vermelhidão. Comer melancia ajuda a eliminar o excesso de líquidos no corpo, sendo uma ótima opção para desinchar a barriga depois de um dia de excessos de sal e temperos. Ela é composta de 92% de água e 6% de açúcar, este mantém-se diluído e não aumenta a quantidade de açúcar no sangue e ainda ajuda as células a captar melhor a água da melancia, que ajuda a hidratar a pele e o cabelo.