O alimento tem origem do oriente e é considerado uma leguminosa parente da ervilla e do feijão. Rico em aminoácidos e proteínas. A soja possui fósforo, potássio, ferro, zinco, cálcio, e vitaminas B e E.
Além disso, ela tem em sua composição isoflavonas, substância que se assemelham a hormônios, que podem prevenir doenças relacionadas ao coração, osteoporose, sintomas da menopausa, diabetes e até Alzheimer.
Apesar disso, áh alguns fatores relacionados à soja que vez ou outra a torna uma vilã na alimentação. É o caso das pessoas que têm alergia ao alimento ou aquelas que abusam do consumo dos grãos geneticamente modificados.
A soja possui diversas variações, a mais famosa e cultivada é amarela. Há outras duas seleções que também são conhecidas que proporcionam benefícios para a saúde. São elas:
O grão de soja ainda verde, o edamame é um vegetal fresco, em forma de pequenas vagens de tom verde, bastante tenro, o qual contém grãos de textura macia e sabor suave. Segundo a nutricionista Maria Emília França, este é considerado uma fonte completa de proteínas, sendo um alimento muito consumido pelos povos orientais desde 200 a.C., “principalmente japoneses, chineses e coreanos”, explica.
Seu nome é a tradução literal de “ramo de feijão”, referindo-se aos grãos de soja imaturos contidos dentro de sua vagem. Podendo ser consumido em forma de aperitivo, conta com grande valor nutritivo. Rico em proteínas e carboidratos, ainda possui quantidades significativas de ômega 3, ácido fólico e vitamina K.
Quando se fala em soja, logo se pensa no grão amarelo. Poucos sabem porém que, a soja preta tem as mesmas qualidades nutricionais, além de apresentar o dobro de atividade antioxidante e de prevenir a degeneração das células.
A soja preta é um alimento do grupo das leguminosas e faz parte de uma alimentação saudável por ser um alimento funcional e nutritivo. Em sua casca ela possui uma substância chamada antocianina, um fitoquímico de ação antioxidante, responsável pela coloração da soja preta e que pode ajudar a controlar o peso, os índices de gordura e o nível de colesterol, além de ajudar a prevenir diabetes.
Produto rico em Isoflavonas, a soja é a mais completa fonte de proteína vegetal, sendo muito consumida em dietas vegetarianas e de emagrecimento, pois é ideal para substituir as carnes. A soja e seus derivados possuem benefícios para a saúde como:
1– Reduzir o risco de doenças cardiovasculares, pois é rica em isoflavonas. 2– Reduzir o colesterol ruim, devido à presença de fibras isoflavonas 3– Prevenir trombose e placas de ateroma, por ter ômega-3 e isoflavonas. 4– Fortalecer os ossos, pois diminui a eliminação de cálcio na urina. 5– Aliviar os sintomas da menopausa, graças ao seu teor de vitaminas e minerais, principalmente o cálcio. 6– Previnir câncer de mama, próstata e colon, devido às isoflavonas. 7– Manter a firmeza e elasticidade da pele, por estimular a produção de colágeno e ácido hi alurônico. 8– Aumentar a imunidade, pois a soja é uma boa fonte de minerais como Cálcio, Magnésio, Zinco, Potássio e Fósforo. O consumo de soja aumenta a imunidade do nosso corpo. 9– Melhora a memória: A Soja contém lecitina, que é bastante benéfica para a memória, pois ela ajuda as células do cérebro serem mais ativas e eficientes. 10– Auxilia na digestão: A soja éuma boa fonte de fibra dietética, tonando-se útil na digestão. Ela ajuda na prevenção de doenças e constipação.
Gostou dessas Informações? Se você gostou, dê a sua avaliação, compartilhe, e comente aqui nos comentários abaixo