As hemorroidas são varizes, veias alteradas no ânus. Sendo assim, elas podem ser externas, quando ficam visíveis, ou internas, quando aparentemente não existem, porém muitas vezes trazem incômodos e dores. Na visão da medicina natural das plantas, as hemorroidas são provocadas por má circulação, prisão de ventre e excesso de toxinas na região do ânus.
E também têm relação estreita com pessoas que se cobram muito da vida, que são perfeccionistas e trabalham sob pressão de prazos determinados. A primeira recomendação neste caso, é melhorar a alimentação.
É muito importante uma dieta rica em fibras, para evitar a prisão de ventre e manter os intestinos livres do acúmulo de fezes. A alimentação sadia e alcalina também melhorará a circulação do sangue não só na região do ânus, mas como em todo o corpo.
O doente de hemorroidas deve ficar longe de açúcar, álcool, café, chocolate, pimenta, glúten e beterraba. E consumir com frequência limonadas, saladas com folhas, cebola, água de coco e sucos de frutas como maçã e melancia.
Além de usar esses alimentos como suporte, o tratamento pode ser reforçado com um medicamento caseiro à base de hamamélis. Essa planta melhora a circulação e tem propriedades anti-inflamatórias e anti-hemorrágicas. A aplicação desse remédio natural de hamamélis vai desinflamar e ajudar a diminuir as dores da hemorroida.
Ferva a água. Depois que ferver, coloque as folhas e feche a panela. Espere 15 minutos. Após esse tempo, coe e guarde na geladeira. Quando estiver gelado, coloque uma boa quantidade do chá num pedaço de algodão, de modo que forme um chumaço, que será aplicado no local da hemorroida.
Faça esta aplicação 3 vez por dia. Normalmente, os sintomas diminuem logo nos primeiros dias de tratamento. O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde.