O gengibre é uma especiaria suculenta marrom, e tem o cheiro picante e sabor forte. O chá de gengibre é útil para curar muitas doenças comuns e é amplamente usado na índia para remédios caseiros.
Considerado um dos alimentos mais poderosos do século XXI, o gengibre mata germes, parasitas e vírus, além de reduzir o inchaço.
Aumenta a imunidade, ajuda na digestão, alivia dores, combate doenças cardiovasculares, asma e outros problemas de saúde. O gengibre é rico em vitamina C, magnésio e outros minerais para saúde.
1. Por ser cheio de antioxidantes, ele estimula o sistema imunológico e combate as infecções.
2. Ótimo no combate aos vírus causadores da gripes e resfriados.
3. Ajuda na circulação, no transporte do oxigênio, vitaminas e minerais.
4. Pode aliviar dores, gripes, dores de cabeça e musculares.
5. Diminui o risco de acidente vascular encefálico. Com esses benefícios com certeza você vai querer experimentar esse chá de gengibre!
Ferva a água, adicione o açafrão e o gengibre. Depois deixe descansar de 7 a 10 minutos. Adicione o leite de coco. E está pronto para beber!
Não exagere no chá de gengibre se estiver com algum desses problemas de saúde. O gengibre é um alimento com várias propriedades terapêuticas e seu uso medicinal é milenar, especialmente no tratamento de doenças estomacais e doenças com fundo inflamatório, como a artrite, por exemplo.
Para ter uma ideia da importância do gengibre, veja alguns dos seus benefícios: – Melhorar o funcionamento do aparelho digestivo;
A lista de benefícios do uso do gengibre é extensa e não para por aqui, entretanto, é preciso saber que apesar de tantos benefícios, o gengibre pode ser prejudicial para pessoas que sofrem de alguns problemas de saúde específicos.
Hoje em dia o uso de remédios naturais e receitas de suco detox se popularizaram muito, devido à procura, cada vez maior da melhoria na qualidade de vida. Por conta disso, tenha atenção para os casos que você deve evitar o consumo de gengibre:
1. Pessoas que têm problemas de distúrbios hemorrágicos: O gengibre facilita o fluxo de sangue, o que seria um problema para quem tem dificuldades de coagular o sangue. Além disso, o gengibre interfere no efeito de certos remédios.
2. Diabéticos: Apesar de ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, o gengibre pode causar hipoglicemia, caso a pessoa já tome remédios controlados para equilibrar o açúcar no sangue. Por conta disso, aconselhamos as pessoas diabéticas a procurar um médico antes de consumir a raiz.
3. Pessoas hipertensas: O gengibre tem dois efeitos paradoxais, nesse caso, pessoas que usam remédios que equilibram a pressão arterial, pode ver sua frequência cardíaca diminuir ao tomar gengibre. Por outro lado, há pesquisas que demonstram que algumas pessoas tem o efeito inverso ao consumirem muito gengibre, essas pessoas veem sua pressão aumentar.
4. Pessoas com cálculos biliares: O gengibre aumenta a produção de bílis, criando um risco do cálculo biliar se alojar nos condutores que a transportam. Entretanto, a medicina chinesa recomenda o consumo de gengibre para ajudar no tratamento de cálculos biliares justamente por conta dessa função.
Apesar dessa contradição no uso do gengibre para tratamento de cálculo biliar, recomenda-se que pessoas com pedra na vesícula não consumam a raiz ou, se houver necessidade de consumi-la por outro motivo, entre em contato com um médico para que seja avaliado se o uso do gengibre trará benefícios ou malefícios para a sua saúde.